Sistema SIMUS passa a informatizar 100% os serviços da Secretaria de Saúde

Desde a primeira quinzena do mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde passou a contar com uma nova ferramenta, o Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIMUS), que representa controle de gestão, eficiência, economia e envio correto de informações ao Ministério da Saúde. Este sistema passou a integrar todas as unidades de ESF, CAPS, Pronto Atendimento Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde.

Através deste sistema, os atendimentos são monitorados instantaneamente e em tempo real, além de realizar o controle da frota, transporte de pacientes, Farmácia Básica, prestadores de serviços laboratoriais e de imagem, que disponibilizarão os resultados de exames na tela do médico.

Uma central com a imagem de todas as unidades, CAPS e Pronto Atendimento, funciona na sala do secretário de saúde Bruno Pinheiro, que pode acompanhar em tempo real como está o atendimento das unidades e até mesmo a ordem de consultas dos pacientes. Ele explica que por meio de relatórios, a gestão poderá focar no aperfeiçoamento dos serviços conforme for necessário. “Considero essa inovação um divisor de águas na saúde do município, no qual o cidadão passará a ser mais respeitado, as equipes terão uma ferramenta que de fato funciona, e o mais importante, o sistema já está adaptado ao novo padrão de agendamento nas ESFs através da classificação de risco”, pontua.