Estudantes aprendem a economizar em palestras sobre educação financeira

Na 6ª Semana Nacional da Educação Financeira, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sicredi, estão sendo realizadas palestras nas escolas municipais de São Pedro do Sul. Participam os estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com a gerente da agência Sicredi do município, Adriana Oesterreich, hoje a cultura é marcada pelo descaso com o amanhã. “Muitas pessoas vivem apenas o momento presente, não conseguem se programar para viver o futuro com qualidade de vida e saúde financeira”, destaca Adriana.

02
As palestras foram destinadas aos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental

Ela diz que durante as atividades nas escolas é utilizada a metodologia DSOP, trabalhando quatro pilares: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar.
Para não gastar mais do que a renda é preciso ter alguns cuidados, entre eles eliminar o desperdício, utilizar tudo que já se tem antes de comprar novamente, renegociar as dívidas com parcelas que caibam no orçamento e definir prioridades.

Para Adriana, a educação financeira é um tema pouco discutido nos lares brasileiros e uma espécie de tabu nas relações familiares. “Gera conflito justamente por não ser discutida de forma aberta e transparente. É preciso combater a causa e não os efeitos, resolvendo as suas próprias questões em relação ao dinheiro você estará saudável e equilibrado para plantar a prosperidade na sua casa, no seu trabalho e nas comunidades que você participar. Este é o momento de parar, refletir e mudar”, ressalta a gerente.