LANÇADA CAMPANHA PARA COLETA DE LIXO RECICLÁVEL

Entrevista

Na manhã desta quarta-feira, 20, foi realizado o lançamento da Campanha para Coleta de Lixo Reciclável, na Rádio Municipal São-pedrense. A Campanha é uma iniciativa do Lions Clube, Rotary Clube e Lojas Maçônicas de São Pedro do Sul, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Participaram do programa Visão Global apresentado por Lisiane Silva, os representantes das entidades organizadoras, Rubia Xavier (Lions Clube), Jorge Assumpção (Rotary Club) e Sueli Orlandi (Loja Maçônica São Pedro 125). Na ocasião, foram repassadas informações sobre o funcionamento da Campanha, que tem como objetivo conscientizar a população a separar o lixo reciclável, propiciar maior renda para os recicladores da Cooperativa Bem Viver, além de tornar a cidade mais limpa.

A partir do dia 1 de março, todas as sextas-feiras, um caminhão disponibilizado pela prefeitura vai realizar um roteiro passando pelo centro e bairros da cidade para recolher os materiais recicláveis. O cronograma será divulgado na Rádio Municipal e meios de comunicação da cidade.

Como deve ser a separação do lixo?

Passo a Passo
Para que o lixo doméstico produzido possa ser reciclado ele precisa ser, primeiramente, separado em casa. A tarefa de separar o lixo na própria residência é bem simples e pode trazer uma série de vantagens para os moradores, para a vizinhança e para o meio ambiente, principalmente.
Veja a seguir como é fácil:

1º passo:
Separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode, ou seja, vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em outro saco . É importante lembrar que o lixo orgânico não deve ser colocado junto do lixo reciclável apesar de também pode ser reutilizado.

2º passo:
Todo o material reciclável, anteriormente separado, deve ser lavado e estar seco para que possa ser reciclado.

3º passo:
Com o material reciclável limpo e separado, basta depositá-lo em um local estratégico e diferente do local onde se deposita o lixo comum, para que seja fácil o recolhimento. Vale lembrar que fica muito mais prático colocar o lixo reciclável em um saco plástico transparente, tanto para quem recolhe quanto para quem separa o lixo. Antes de colocar o lixo na calçada deve-se verificar o dia exato que a coleta seletiva de lixo faz o recolhimento no seu bairro.

Onde armazenar o lixo até a coleta?

Para que não ocupe muito espaço, o lixo deve ser compactado, ou seja:

– os papéis devem ser colocados em pilhas;

– as latinhas amassadas;

– as caixas de leite lavadas e amassadas.

Quem recolherá este lixo?

A prefeitura  fará o recolhimento, que será realizado toda sexta feira, sempre no centro e um bairro, conforme cronograma divulgado semanalmente pela Rádio Municipal .

Quais são os materiais que podem ser reciclados?

Papel, plástico, metal e vidro. É importante lembrar que todos esses itens devem estar limpos, ou seja, não podem conter nenhum tipo de resíduo orgânico para garantir a qualidade do produto. Quanto maior a qualidade, maior o valor comercial.