Secretário de Saúde anuncia projeto para terminar com filas nos ESFs

Nesta quarta-feira (8) o secretário municipal de saúde, Bruno Pinheiro, fez um anúncio importante e que busca atender os anseios da comunidade. Em uma entrevista aberta na Rádio Municipal São-pedrense, o secretário comunicou que estará sendo implantada uma nova forma de atendimento nas unidades de ESFs, que busca terminar com as filas para agendamento de consultas.

No mesmo dia que completa dois meses frente à pasta, Bruno anunciou esta mudança revolucionária. Ele explica que não foi uma ideia que surgiu do dia para a noite e sim através de conversas e troca de experiências, principalmente, com a equipe da secretaria de saúde de São Sepé, cidade que adotou há anos esta forma de atendimento ao público e que desde então teve resultados positivos, terminando com as filas e dando agilidade ao trabalho.

De acordo com o secretário, as unidades passarão a atender os pacientes através de uma escala de classificação de risco, a mesma utilizada no Pronto Atendimento Municipal, que classifica através de cores, priorizando, os casos mais urgentes. O secretário garante que serão extintas as filas nos ESFs, pois terminará o atendimento exclusivo através do agendamento e as fichas nas unidades.

Conforme ele explica, cada paciente que chegar na unidade, passará por um acolhimento e triagem feito pela recepção, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Serão eles que classificarão os casos que necessitam de atendimentos prioritários. Em casos de menos urgência e que tiverem a condição de aguardar, serão agendadas consultas, assim como apresentação de exames. “A comunidade vai ter que usar o bom senso e entender que o ESF é de toda uma população que merece ser atendida por um serviço de qualidade”, afirma o secretário ao lembrar que as pessoas deverão respeitar os dias agendados para consultas ou apresentação de exames.

A mudança começará pelas unidades 1 e 4 e a previsão é que até o final do mês de fevereiro todos ESFs já estejam funcionando com o novo sistema de atendimento.

Para tirar mais dúvidas e esclarecer como será este novo momento, serão agendadas reuniões com os usuários de cada uma das unidades. A primeira está marcada para área de abrangência do ESF 1, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 15, às 19h, na escola CGL, no bairro Maturino Belo.

Foi divulgado o edital 002 do Processo Seletivo para contratação emergencial de dois operadores de mesa. Saiba mais informações no link.